Avançar para o conteúdo principal

Maratona do Teatro em Benguela já começou

MARATONA ESTREIA COM GRANDE ÊXITO

GRUPO TEATRAL TCHAKWOKWO DEU O PONTAPÉ PARA O INICIU DE UMA MARATONA DE TEATRO INTER-MUNICIPAL NA PROVÍNCIA DE BENGUELA


Você pode ter tudo, mas precisará sempre do outro. Porém se há alguém a disser que não! Então que imagine ser dono de todas as coisas e não ter alguém para ouvir o que tem para dizer?!…

Foi com está mensagem extraída da peça teatral intitulada: “A Barraca da Tia Joana”, que na noite de domingo, 26 de Junho, a maratona inter-municipal do teatro começou.

A maratona está a ser realizado pelo Grupo Teatral Tchakwokwo com o apoio do Instituto Superior Politécnico Maravilha. O objectivo, como conta o responsável pelo Grupo Teatral Tchakwokwo, Beto d’ Arte, é de recriar e maxificar a arte, e desta feita, todos os domingos, de Junho à Setembro do presente ano, terá sempre teatro, poesia, música e outras artes no mesmo local.


Poeta Esquecido, Poeta das Palavras Traiçoeiras abriram a noite.  
Na primeira noite da Maratona do Teatro, Poeta Esquecido e Poeta das Palavras Traiçoeiras fizeram a abertura em grande estilo com sentimentos, rimas, lírica e expressionismo os jovens poetas envolveram a plateia a reflexão sobre a África, solidariedade e o amor ao próximo, cada um ao seu alegórico feito, o Poeta Esquecido foi o primeiro a pisar o palco, seguindo-se o Poeta das Palavras Traiçoeiras.


O GRANDE MOMENTO DA NOITE
A Barraca da Tia Joana foi o clímax da noite no primeiro dia da Maratona, a peça teatral foi interpretada por Yaya – a Tia Joana; Hillary – o neto; Aleixandre – o empresário; Virgílio – o homossexual e Freitas – o bêbado. Foi um momento para dar risadas “uma a traz da outra”. A peça teatral, feita com uma boa dose de humor, retratou uma barraca, na praça pública, onde o neto deixa sua avô, a Tia Joana, sentada para vender rebuçados encanto o mesmo vai à escola. Durante o período que o neto está na escola, na barraca da Tia Joana, aparecem várias pessoais, entre elas o Empresário, o Bêbado e o Homossexual que falam dos seus assuntos para a velhota, que por sua vês, nada fala, não responde e nem mesmo pestaneja. E todos os dias é a mesma coisa, as mesmas pessoas e os mesmos assuntos e a Velhota não fala e nem pestaneja. Porém apesar de estarem, sempre, no mesmo local e falarem para a mesma pessoa todos os dias, eles não se conhecem até que a Tia Joana é hospitalizada. No encontro entre os três personagens surgem insultos e discrepâncias…



Grupos de todos os municípios vão passar na maratona
 A maratona é inter-municipal e por está razão para além dos grupos da cidade de Benguela, também, está aberta para apresentação de vários grupos provenientes do Lobito, Catumbela, Cubal, Ganda, Baia-Farta, Chongoroi, Caimbambo, Balombo e Bocoio. A mesma serve também de preparação para o festival de Teatro que o Tchakwokwo prepara para, ainda, este ano.

A plateia presente no primeiro dia da maratona saiu da sala satisfeita com a actuação dos artistas. Álvaro Sampaio, artista plástico, actor, dramaturgo, empreendedor e professor, disse que todo estava muito bonito “esta maratona é uma iniciativa que todos devemos abraçar pela sua importância na massificação da arte teatral e o que eu vi hoje foi muito bom a peça teatral estava muito boa e as apresentações poéticas também”.
Tivemos também, a felicidade de obter a opinião de Pedro Chitunguila, designar, produtor, jornalista, actor, empreendedor e gestor de T.I.Cs, que disse sobre o desempenho espetacular do Grupo Teatral, “os artistas escolheram temas pontuais e actuaram com bastante originalidade, eu pode me divertir muito <<risos>> e pode ver, também, outras pessoas se divertindo,  <<riso, novamente>> e isto era esta a expectativa que  O Tchakwokwo conseguiu satisfazer, por esta razão os meus parabéns aos directores deste Grupo Teatral, bem como o seu elenco, a  performance de hoje foi espectacular”, acrescentou o Gestor de Tecnologias de Informação e Comunicação.

A maratona do teatro continua no próximo domingo, e segundo Beto d’Arte o objectivo é fazer o segundo dia seja melhor que o primeiro. Os ingressos continuam a ser comercializados ao preço de Akz 300,00 (Trezentos Kwanzas). O responsável do Grupo Teatral Twacoco agradeceu ainda a participação de todos e em especial a valioso fundamental  apoio do Instituto Superior Politécnico Maravilha, um instituto do Grupo Fausto, que aposta incondicionalmente na formação com inovação para o desenvolvimento de Benguela, em particular e da Nação angolana no geral.    
 
 

Margarida de Almeida Kavuta

Cara Lavada – Coluna Social de Benguela 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.