Avançar para o conteúdo principal

FIDA INVESTE NA AGRICULTURA


FIDA INVESTE NA AGRICULTURA



O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) disponibiliza cerca de 50 milhões de dólares norte-americano para apoiar projectos agrícolas em Angola, informou o presidente da instituição, Gilbert Houngbo.

Esse financiamento decorre de um acordo que Angola e o FIDA assinaram, em Roma (Itália), em 2009, na Cimeira Mundial sobre Segurança Mundial, e que começou a ser implementado em 2010.

Até 2017, foi financiado o Projecto de Desenvolvimento de Pequenos Agricultores e Comercialização do Cuanza Sul e da Huíla, orçado em USD 38,2 milhões, incluindo o empréstimo de USD 28,8 milhões do FIDA e um co-financiamento do Governo de Angola de 8,2 milhões e USD 1,1 milhões dos próprios beneficiários.

O presidente do FIDA deu essa informação no final de um encontro com o ministro das Finanças, Archer Mangueira, testemunhado pelo titular da pasta da Agricultura e Florestas, Marcos Nhunga.

Fez uma avaliação positiva dos projectos financiados pelo FIDA e pelo governo angolano, depois de uma visita aos empreendimentos agrícolas desenvolvidos nas províncias de Malanje e Bié. 

Nos projectos que visitou, realçou o envolvimento das mulheres e enalteceu também o projecto agrícola que está a ser desenvolvido pelos antigos combatentes.

Considerou importante o desenvolvimento agrícola que Angola está a demonstrar e que revela capacidade depois de 16 anos de paz efectiva.

Enalteceu igualmente o papel da liderança da nação angolana, através do Ministério da Agricultura e Florestas, que tem estado a desenvolver projectos que estão dentro do âmbito da estratégia do desenvolvimento nacional.

Por sua vez, o ministro das Finanças, Archer Mangueira, afirmou que o FIDA tem sido um parceiro do governo angolano no apoio ao desenvolvimento das comunidades rurais, por esta razão Angola prioriza este sector.

Considerou, igualmente, positiva a parceria com o Fida e que a estadia do presidente desta organização servirá para definir as formas como serão implementados os novos projectos.

Desde 1991, o FIDA já financiou seis programas e projectos de desenvolvimento rural em Angola, num valor de 139,7 milhões de dólares, beneficiando directamente 261 mil 600 famílias rurais.

Fonte: Angop

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.