Avançar para o conteúdo principal

3º Grande Concerto de Praia, Alexandre Mazuze vai compartilhar o palco com os músicos das edições anteriores: Afro Som Star, Dodó Miranda e o Duo Lázaro & Kátia.

3º GRANDE CONCERTO DE PRAIA

O ASSUNTO DO DIA-A-DIA DOS BENGUELENSE



Texto: Cara Lavada

O 3º grande concerto está às portas e os benguelense já falam do jazz e da performance dos artistas. Neste grande concerto o músico de cartaz é o moçambicano Alexandre Mazuze.

Intérprete de sucessos como: Hello Dolly, Guantanamera, Elisa Gomara Saia, Moro Onde Eu Moro, Mapenzi Yetu,  Nylon, Watlanya (Louca), Jossefa, What a Worderfull World e  Hoyos Verdes, Alexandre Mazuze vem à Benguela para uma performance no Grande Concerto de Praia, a ser realizado no dia 13 de Agosto, sábado pela Rasgado’s Jazz Club, Nassirya  e Vina Criolo, com o patrocínio oficial da Cuca – Soba Catumbela.



O Grande Concerto de Praia, que já está na sua 3º edição, depois dos sucessos da 1º com a Banda Afro Som Star (Pop Show), realizado à 05 de Março de 2016 e da 2º edição com Dodó Miranda, realizado a 21 de Maio do mesmo ano, oferece Jazz, Blue, Soul e Gospel, o concerto acontece no Bar Esplanada Jornalista João Serra, um bar “a beira-mar”, incorporado na grande Mansão Maria Máxima Boavida.

Alexandre Mazuze tem a sua I.D musical no Jazz e Pop Music, tem uma voz tenor que frequentemente é confundida com a do grande Louis Armstrong, (1901 – 1971), isto é, quanto Mazuze interpreta canções como: Hello Dolly, What a Worderfull World e outros temas do lendário músico afro-americano consagrado pelo mundo “a personificação do jazz”.   

No 3º Grande Concerto de Praia, Mazuze vai compartilhar o palco com os músicos das edições anteriores: Afro Som Star, Dodó Miranda e o Duo Lázaro & Kátia.

Dou Lázaro & Kátia
O Dou Lázaro & Kátia tem sido como que a bandeira do que se faz em Benguela, no que respeita ao de Jazz, Blue e Soul Music durante as edições do Grande Concerto de Praia. O Duo estará mais uma vez presente para a 3ª edição.

Nós do Cara Lavada, espreitamos os ensaios do Duo na quinta-feira, 21 de Julho, para quem esperava ver o Dou Lázaro & Kátia, tal qual na 1º e 2ª edição, lá vem surpresa do Dou para o 3º Grande Concerto de Praia, os músicos de Benguela preparam uma performance especial para o dia 13 de Agosto.  

A ESTREIA DA MARCA VINA CRIOLO NO GRANDE CONCERTO
Apesar da participação de Vina Criolo nas edições anteriores, isto é como patrocinadora, nesta edição de 13 de Agosto, a empresa Vina Criolo aparece activamente na realização e produção do evento.

Esta será a primeira vez que Vina Criolo aparece neste papel depois dos acordos de parceria entre o magnata Francisco Rasgado (pela Rasgado’s Jazz Club), a empresária Rosário Borrego “Zady” (pela Nassirya) e a empresária Helvina Augusto (pela Vina Criolo), um acordo tornado público pelo Jornal ChelaPress  na sua edição electrónica.  

O CONCERTO DE JAZZ DE PRAIA A UNIR BENGUELA E PROMOVENDO O TURISMO DA PROVÍNCIA

O momento do Grande Concerto de Praia escrevesse, na agenda dos angolanos e não só, como um momento para fazer turismo pela província de Benguela e desfrutar de uma das melhores praias de Angola – a Baía-Azul, no município Baía-Farta.

RASGADO’S JAZZ CLUB A ELEVAR ANGOLA

O Rasgado’s Jazz Club é um raro clube de jazz construído à beira-mar, dos 193 países no nosso globo, Angola é dos únicos que possui um clube à beira-mar com esta dimensão.

Porém o Rasgado’s Jazz Club em relação aos mais notáveis do mundo como: os americanos Village Vanguard, Blue Note, Smalls Jazz Club, Birdland Jazz Club NYC e Smoke Jazz & Supper Club; Os europeus Paris Jazz Club, Le Caveau de la Huchette, Jazz Club Etoile, Le Baiser Salé, Cave Du 38 Riv', Le Petit Journal, Charlie Wrights, Jazz Station, A-Trane, o The Sound e Lounge  na Australia, o Rasgado’s Jazz Club está a ser contruidos pelo magnata Francisco Rasgado, director/fundador do Jornal ChelaPress e presidente do clube de jazz em Angola, sem apoio “financeiro” do governo local. Mas para este clube de Jazz angolano ser oficialmente reconhecido como o maior clube de Jazz do mundo construído à beira-mar Angola precisa de confirmação das agências internacionais de classificação como o  Guinness World Records.

Neste momento, e no âmbito do 3º Grande Concerto de Praia, está a ser levado a cabo, pela organização, um projecto de arborização da praia com plantações de coqueiros e palmeiras reais.
                                        
JAZZ: A CONVERSA DO DIA-A-DIA DOS BENGUELENSE 

O músico moçambicano, Alexandre Mazuze actuará assim, pela primeira vez, para o público benguelense apreciador do Jazz, Blue e Soul Music que vibrou com as actuações de Dodó Miranda, da Banda Afro Som Star e a do Duo Lázaro & Kátia e pediu mais. Pelo que a organização respondeu com este 3º Grande Concerto de Praia, que apesar de estar agendado para o dia 13 de Agosto,  já é o assunto do dia-a-dia nos bares, restaurante, supermercados e ruas de Benguela.
       


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.