Avançar para o conteúdo principal

PGR requisita registo de declarações de ''Milucha'' à MFM para averiguar se há matéria de crime


Maria Luísa Abrantes Solta a Lingua

 

- “Maria Luísa Abrantes é alguém que detém muita informação classificada e pode ser que encontremos algo de relevante”, afirmou, ao Correio Angolense, fonte dessa instituição judicial. A Procuradoria-Geral da República (PGR) requisitou esta segunda-feira, 8, à rádio MFM o registo das declarações proferidas pela economista Maria Luísa Abrantes “Milucha”, que levantou várias suspeitas de como cidadãos saídos praticamente do nada tornaram-se milionários.


Se Manuel Vicente “abrir a boca haverá novo governo ou o MPLA nasce novamente”

A informação foi dada ao Correio Angolense por fonte da PGR. De acordo com a mesma, a requisição visa analisar detalhadamente as pertinentes declarações e encontrar eventual matéria de crime. “Precisamos moralizar a sociedade e isto faz-se com actos e não apenas com palavras”, disse o nosso interlocutor, antes de afirmar que “Maria Luísa Abrantes é alguém que detém muita informação classificada e pode ser que encontremos algo de relevante”.

Instado a pronunciar-se sobre se a ex-directora da Agência Nacional de Investimento Privado não será também ouvida, a nossa fonte avançou que “para já não há necessidade”. Revelou, contudo, que se a PGR entender que se faz necessário ouvi-la não haverá problemas nenhuns em pedir a colaboração da cidadã que na entrevista tratou de defender os filhos Tchizé dos Santos e Coréon Du de acusações de nepotismo e corrupção.

Nas declarações proferidas sábado no programa de debate matinal na MFM, “O Estado da Nação”, Milucha disse com todas as letras que se o ex-vice-Presidente da República Manuel Vicente “abrir a boca haverá novo governo ou o MPLA nasce novamente”. Apontou os nomes dos empresários Tulumba, Bento Kangamba, Pinto Conto e Santos Bikuku como sendo dos que beneficiaram de biliões de dólares sem terem dado garantias para o efeito.

“Não creio que um jovem de 20 e tal anos, que começou a vender na rua, como é o caso do Tulumba, possa ter um avião privado. Fico estupefacta. Não sei aonde foi buscar esses biliões e com que garantias”, questionou a economista que associou o empresário a Kundi Payhama e considerou Bento Kangamba um mero ladrão de kinguilas que “não era ninguém” mas agora é bajulado.

Mas “Milucha” não se ficou pela arraia-miúda. Foi mais longe e levantou fortes suspeitas sobre a actuação do DT Group, propriedade dos generais Leopoldino do Nascimento “Dino” e Manuel Hélder Vieira Dias Jr. “Kopelipa”. No final, foi lapidar: “Não têm que se preocupar só com os filhos de José Eduardo dos Santos mas com todos os ladrões do país”.

Tendo estado numa posição privilegiada, que a levou a “abrir a boca” relativamente ao empresário Tulumba, “Milucha” sabe certamente de muito mais e pode ser de extrema serventia para as autoridades judiciais do país que o seu ex-marido levou ao caos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.