Avançar para o conteúdo principal

festival de teatro com a participação de grupos de Benguela, Luanda, Kwanza Sul e Huambo.


TEATRO EM GRANDE


Teatro anima Benguela com o Feste Acácias – um festival de teatro realizado pelo Colectivo de Artes N’gola, sobre liderança de seu co-fundador Avelino Dário.

O Feste Acácias, que já está na sua segunda edição, contará com a participação de grupos de Benguela, Luanda, Kwanza Sul e Huambo. O festival irá decorrer em quatro dias, isto é de, 23 à 26 do mês presente, e terá para além das actuações teatrais do Colectivo de Artes Ombaka, Bismas das Teatro, Grupo Teatral Tweya, Núcleo Monumental Teatro,  Colectivo 5 de Junho, Cena Livre, Diassonama, Grupo Teatral 4 de Abril e Efetikilo, workshop para  a partilha de conhecimento sobre Actuação com Toni Frampenio, Encenação com Valter Cristóvão, Marketing, Dramaturgia com Walale Manuel, Cenografia com Dr. Stevie.

As exibições vão decorrer durante todos os dias do festival a partir das 19 horas e os actores já estão preparados para dar o melhor de si no evento.

Porém no mês de Maio último, enquadrado nas festividades dos 399º anos de Benguela o  Grupo Teatral Tweya, liderado pelo seu fundador Walale Manuel realizou um evento semelhante, que desde já foi um sucesso tanto em qualidade de organização quanto em conteúdo apresentado pelos grupos.

O Feste Acácias é mais uma prova de que as artes cénicas em Benguela caminham a bom porto e a APROTEB – Associação Provincial de Teatro em Benguela, presidido pelo Sincero Muntu está a fazer o seu trabalho de casa para o crescimento e desenvolvimento do teatro, o que se prevê melhorar ainda mais com a participação de todos os Benguelense.

De Cara Lavada damos parabéns aos fazedores de arte e em particular os jovens do teatro na província de Benguela.

Emanuel das Acácias

Cara Lavada – Coluna Social de Benguela 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.