Avançar para o conteúdo principal

LUANDA PREPARADA PARA O ASSALTO FINAL

Luanda / Saúde

ASSALTO FINAL À FEBRE AMARELA COMEÇA NESTA 6ª FEIRA



Num recurso a gíria, dissemos que a província de Luanda deu uma “reviravolta” na problemática epidemiológica da febre-amarela. Depois do pânico em primeiro semestre do ano presente a capital de Angola está confiante no crescimento progressivo das acções de combate e no alcance de “febre-amarela zero” um nível sem riscos e mais confiante. O que necessitara necessitará, muito mais do que, apenas, a acção da Direcção Provincial da Saúde, a intervenção de todos os sectores e todos os citadinos.

A grade oportunidade para Luanda dar esta cartada é já nesta sexta-feira, 15 de Julho, na campanha de vacinação denominada “Assalto Final à Febre-Amarela” idealizado pela Direcção Provincial da Saúde, com objectivo de imunizar mais de 400 mil citadinos que não foram abrangidos nas campanhas anteriores.

Rosa Bessa, Directora do Gabinete Provincial da Saúde de Luanda, apelou a participação de todas pessoas que ainda não foram vacinadas, pois a transmissão contínua traz um risco para o desenvolvimento do país e, neste caso particular, para a Província de Luanda.

Esta campanha de vacinação contra a febre-amarela, cujo acto de lançamento terá lugar no Campo da Administração do Distrito do Kilamba Kiaxi, vai decorrer até Terça-Feira, 19 de Julho e abrangerá pessoas residentes nos bairros e sectores dos municípios e distritos da Província de Luanda que ainda não foram vacinadas.

Segundo dados oficiais a Província de Luanda 489 casos de febre-amarela, com 211 óbitos foram registados desde o dia 21 de Junho do corrente ano.

Os resultados da vacinação contra a doença apontam que 92 porcento da população já foi vacinada desde o início das actividades de imunização, em Fevereiro último, mas, entretanto, a transmissão da doença é evidenciada diariamente nas unidades sanitárias.

Esta situação levou a que o Ministério da Saúde solicitasse que o Gabinete provincial de saúde de Luanda organiza-se mais uma campanha de vacinação nas áreas de baixa cobertura sanitária ou em áreas com casos confirmados da doença.

A Campanha visa informar a população sobre o risco da não vacinação, os sinas e sintomas da Febre Amarela, bem como melhorar a comunicação e mobilização social sobre a importância da vacinação, focalizando as acções na comunidade.


Cara Lavada – Coluna Social de Benguela 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.