Avançar para o conteúdo principal

SALA DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES EDUCATIVAS JÁ FOI INAUGURADA

Ciência

BENGUELA SERÁ PIONEIRA

CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL ESTÁ NA AGENDA DA UKB, DO GOVERNO E PARCEIROS


Fonte: Angop

SALA DE AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES EDUCATIVAS JÁ FOI INAUGURADA E A IMPLEMENTAÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL É O PRÓXIMO PASSO DA UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILA - UKB.

A Universidade Katyavala Bwila inaugurou, nesta Segunda-Feira, 11 de Julho, a Sala de Avaliação e Diagnóstico de Necessidades Educativas em Benguela, e anunciou que está já a pensar na implementação do curso de Mestrado em Educação Especial.

Num acto presenciado pela mais alta autoridade da província de Benguela – O Governador Isaac dos Anjos; Joana Lina, vice-presidente do fundo Lwini; membros do governo de Benguela; Leopoldo Muhongo, Administrador do Município de Benguela; Deolinda Valiangula, Administradora do Município do Bocoio bem como Docentes da Província de Benguela. Albano Ferreira, Reitor da Universidade, afirmou que este passo representa uma fonte de expiração para novos compromissos institucionais e a UKB está a pensar no desafio da criação do Mestrado em Educação Especial, cuja província de Benguela será também pioneira.


O Reitor agradeceu a doação da fundação Lwini em equipamentos e material didáctico, realçou que este fará uma diferença significativa na realização de um dos objectivos da UKB, de modo particular o ISCED Benguela na formação integradora e inclusiva de estudantes com características especiais.

 “Em nosso entender, a inauguração da sala de avaliação e a reabilitação de pessoas com necessidade educativas especiais, bem como o gabinete de apoio ao estudante áudio visual apetrechado com equipamento com tecnologia de apoio entre os quais, tecnologia ao nível da comunicação, acessibilidade física e digital seguras e referencias, são seguramente referências em marcas distintivas da intervenção social das demais instituições”, disse Albano Ferreira.

A implementação do presente projecto, resulta de um trabalho iniciado por docentes especialistas e pesquisadores realizados com estudantes de educação especial do Instituto de Ciências de Educação de Benguela, que revela que é possível resolver problemas educacionais com a participação de diversos autores.



Cara Lavada – Coluna Social de Benguela 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.