Avançar para o conteúdo principal

Alegando não ter tido tempo suficiente para estudar os diplomas em referência e que em causa está também a busca de consenso político. Os deputados dos partidos de oposição abandonaram, nesta quinta-feira, a 3ª sessão plenária.

OPOSIÇÃO INTERROMPE 3ª SESSÃO PLENÁRIA E ABANDONA




Alegando não ter tido tempo suficiente para estudar os diplomas em referência e que em causa está também a busca de consenso político. Os deputados dos partidos de oposição abandonaram, nesta quinta-feira, a 3ª sessão plenária.

 O presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos concedeu 15 minutos, a pedido das pancadas parlamentares da U.N.I.T.A e da C.A.S.A-C.E. Os líderes das mesmas: Alberto da Costa Junior e Lindo Bernardo Tito evocaram os termos do artigo 122 do regimento, que prevê o requerimento da interrupção da reunião plenária por grupo parlamentar. Os deputados dos partidos da oposição justificaram, suas posições pela necessidade de concertação entre os seus membros, por não concordarem com a aprovação da Ordem do Dia da 3ª Reunião Plenária Extraordinária, da 4ª Sessão Legislativa, da 3ª Legislatura.

A U.N.I.T.A e a C.A.S.A-C.E manifestaram-se contra a inclusão de 3 pontos, que constam da Ordem do Dia da Plenária de hoje, 11, referentes ao Plano de Tarefas Essenciais para as Eleições Gerais, designadamente, a Discussão e Votação, na Generalidade, dos Projectos de Lei de Orgânica que aprova o Regimento da Assembleia Nacional, Lei Orgânica do Sistema de Informação e Gestão dos Processos Eleitorais, bem como a Lei de Alteração à Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais.

Porém, o líder do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira esclareceu que por pressão da própria oposição sobre a opinião pública em relação ao atraso da aprovação do Plano de Tarefas Essenciais para as Eleições Gerais, a Assembleia Nacional acelerou o processo de discussão e votação dos respectivos diplomas legais.  

 A Sessão foi, entretanto, retomada, mas, sem a presença da oposição, que decidiu abandonar a sala de Plenário. 


Texto: Pedro Mundungo  | Cara Lavada – Coluna Social de Benguela 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.