Avançar para o conteúdo principal

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, entregou oficialmente o Orçamento Geral do Estado 2016, revisto, ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, nesta segunda-feira, 08 de Agosto.

PODER LEGISLATIVO JÁ TEM O OGE 2016



O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, entregou oficialmente o Orçamento Geral do Estado 2016, revisto, ao presidente da Assembleia Nacional, Fernando Dias dos Santos, nesta segunda-feira, 08 de Agosto.

O OGE 2016, que chega ao parlamento acompanhado de uma carta do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, endereçada ao presidente da Assembleia Nacional e devidos suportes informativos necessários. Poderá, agora, ser agendado para apreciação e votação.

O executivo angolano continua engajado na reconquista do crescimento económico. Porém, a alteração do preço do barril do petróleo de 45 para 40 obriga a um ajustamento da receita petrolífera, o que justifica a revisão do Orçamento Geral do Estado 2016.

Segundo o ministro das Finanças Armando Manuel, a execução orçamental do 1º semestre de 2016 permitiu identificar factores fundamentais que nortearão à revisão orçamental.

Pretende-se, com esta revisão, criar mais espaço fiscal para as despesas de investimento público, o que pode impulsionar a economia nacional. Segundo ainda o ministro o orçamento incide essencialmente nos projectos que podem garantir financiamento externo.

O presidente da Comissão de Economia e Finanças do Parlamento, Manuel Nunes Júnior, disse que a tarefa agora é tratar do OGE 2016 revisto, com maior celeridade, para terem, em tempo oportuno, a nova previsão orçamental implementada.

Em tempo oportuno, As comissões especializadas do Parlamento vão debruçar-se e dar os respectivos pareceres, para que se possa elaborar um parecer conjunto final que será levado à apreciação da plenária da Assembleia Nacional.

O OGE primário de 2016 foi projectado com base no preço médio do barril de petróleo de 45 dólares e previu receitas e despesas na ordem de 6,4 triliões de kwanzas.

A previsão diária da produção petrolífera foi de 1,8 milhão de barril e a taxa de crescimento do PIB prevista foi de 3,3% (1,5% do sector petrolífero 1,8% do não petrolífero), tendo como défice orçamental 5,5%.


Texto: Pedro Mundungo
Cara Lavada – Coluna Social de Benguela 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.