Avançar para o conteúdo principal

juventude benguelense reuniu-se, Domingo, 07 de Agosto, para o acto de enceramento da feira do empreendedor da cultura

TERMINOU A FEIRA DO EMPREENDEDOR DA CULTURA

OS FRUTOS PERMANECEM


   
No âmbito do compromisso com a dinamização do processo de diversificação da económica angolana, a juventude benguelense reuniu-se, Domingo, 07 de Agosto, para o acto de enceramento da feira do empreendedor da cultura. O evento, que durante três dias ofereceu diversos produtos artísticos, dos criadores de Benguela, teve a participação de 78 expositores (artistas plásticos, estilistas, alfaiates, sapateiros, artesãs e cabeleireiros), 52 músicos e dois humoristas (todos da praça benguelense).
Realizado pelo Fórum Angolano dos Jovens Empreendedores (FAJE) e a agência Afrimodel, com objectivos de incentivar a juventude à empreender através da criatividade e da arte para poder dinamizar a diversificação, a feira do empreendedor da cultura recebeu aplausos da J.M.P.L.A.


“É uma bela iniciativa, a feira serviu para sacudir os fazedor de diversas actividades culturais, os empreendedores deste sector, que encontraram mais um espaço para divulgarem os seus produtos” disse Miguel Arcanjo, secretário do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Provincial da J.M.P.L.A que também exortou a juventude da terras de Benguela a não se acomodar, mas sim, à regaçar as mangas para começar, isto é, dar os primeiros passos em direcção ao sonho empresarial “Como sabemos, tudo começa como um microempreendedor que pode evoluir para pequeno, médio ou até mesmo um grande empresário. Porém, o negocio deve começar! e depois, então, apimentam-se outros condimentos necessários”, Miguel Arcanjo finalizou felicitando a juventude das terras de Benguela que neste mês de Agosto tem na suas agenda diversas actividade para saudar o 7º congresso do M.P.L.A. O secretário do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Provincial da J.M.P.L.A em Benguela apelou, também, a juventude para aderir em massa a campanha de actualização do registo eleitoral que começa no dia 25 do mês corrente.  

Para além de, Mauricio Daniel, coordenador provincial adjunto do FAJE, de Emerson Marcos, director-geral da Afrimodel, e Miguel Arcanjo Viera Nito, secretário do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Provincial da J.M.P.L.A. Estiveram presentes, no evento, para incentivar a iniciativa dos jovens empreendedores: Marcio Rasgado, Anderson Roque e outras personalidades conhecidas da sociedade benguelense.



Dos vários expositores no certame, podemos destacar, a participação de Sebastião Isaias, um jovem, do Bairro do Cotel, que com o seu sócio, criaram uma marca de roupas, e ,há um ano trabalham para levar o seu negocio para “O El Dourado” uma zona de prosperidade ilimitada, “trabalhamos juntos em pro de uma só marca, estamos a pouco mais de um ano e já participamos em muitos eventos, cujo o objectivo foi de promover o nosso trabalho, de realçar que estamos também já nós preparando para uma actividade com os mesmos objectivos na província do Cunene” disse Sebastião Isaias que não deixou de apelar para mais patrocínio no sector em que actuam muitos jovem benguelenses, “É muito difícil a saída de uma marca, tendo em conta que, não temos muitos patrocínios, mas, nós continuamos a fazer de tudo para agradar os possíveis patrocinadores”.


O Núcleo de Artistas Independentes de Benguela - NAIB, uma organização criada recentemente, e que acolhe artistas da província de Benguela, para expandir a arte nas suas mais variadas vertentes, criando um “onjango” onde cada artista possa fazer o que de melhor sabe. Na N.A.I.B participam activamente dez artista como: P.M Lírical, D’ Man, Musa Republicana, Pedro Mandy, 2 Tempos, MC Paulo, Vagui e outros.

Na Feira do Empreendedor da Cultura o NAIB expôs quadros pintados por artistas do núcleo, CDs, Livros e outros que representam a amor e a paixão dos membros do Núcleo dos Artistas Independentes de Benguela.


FAJE REAFIRMA O SEU COMPROMISSO



O Fórum Angolano de Jovens Empreendedores, na província de Benguela, sob coordenação de Anselmo Mateus, bem como, as directrizes do Engº Isaac Francisco Maria dos Anjos, governador da Província de Benguela, vai continuar a apoiar e unir a juventude empreendedora da província, para que estes encontrem oportunidades de negócios, e contribuam para o crescimento da economia da província, e, subsequentemente, para o combate a fome e a pobreza em Angola, seguindo a visão estratégica do camarada presidente da República, José Eduardo dos Santos.


Nisto, o coordenador adjunto do Fórum Angolano do Jovem Empreendedor na província garantiu que sua organização vai continuar a trabalhar para alcançar grandes resultados. “Com esta feira queremos que jovens empresários e empreendedores de cultura e artefatos, unem-se de maneira a conseguirem oportunidades de negócios, e poderem elevar a sua produção. Trazer, também, para perto dos citadinos, o que de melhor se faz em termo de arte nestas terras de Benguela, para que possam comprar das mãos do próprios fazedores”, disse Mauricio Daniel.


Durante os três dias, os expositores conseguiram vender muitos dos seus produtos, bem como, venderam a sua marca para os visitantes. As feiras do FAJE para dinamizar o empreendedorismo em Benguela não terminam com este evento, os responsáveis já anunciaram uma próxima feira, para breve, nos municípios de Lobito e Baía-Farta.   
     

Texto Pedro Mundungo    |   Foto: Dryki - Eduardo Fela |
Cara Lavada – Coluna Social de Benguela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.