Avançar para o conteúdo principal

A central eléctrica do ciclo combinado do Soyo, inicia recepção do gás natural do projecto Angola LNG,

SOYO RECEBE GÁS DO ANGOLA LNG


A central eléctrica do ciclo combinado do Soyo, província do Zaire, inicia dia 20 deste mês a recepção do gás natural do projecto Angola LNG, para garantir o seu funcionamento.

A garantia foi dada hoje, na província do Zaire, por responsáveis da direcção da Sona-Gás, que apontaram a conclusão nos próximos dias dos gasodutos (linha de transporte de gás) da fábrica AngolaLNG para a central do ciclo combinado.

Para o secretário de Estado da Energia, António Fernandes Belsa, o  fornecimento de gás será uma grande valia para o funcionamento da central, devido à redução significativa do custo de produção de energia eléctrica para o sistema norte que é feito, actualmente, com base a turbinas a gasóleo, disse à imprensa no final da visita que efectuou ao projecto.

“O ciclo combinado do Soyo já dispõe de duas máquinas disponíveis que  funcionam com recurso a gasóleo. Queremos dentro de muito pouco tempo inverter este quadro, a julgar pelos custos elevadíssimos do combustível”, referiu.

Informou que duas outras máquinas estão já preparadas para entrar em funcionamento, aguardando apenas a conclusão das linhas de transporte de gás para se começar com os devidos ensaios. Enquanto isto, as duas últimas turbinas (são seis máquinas no total) previstas no projecto estão a ser montados no local, devendo os trabalhos serem concluídos até final deste ano.

Dados técnicos disponíveis indicam que este processo de produção de energia diminui a emissão de gases poluentes e promove a diversificação da matriz de geração eléctrica nacional, além de compensar a redução de energia produzida nas centrais hídricas, no período seco e garantir continuidade e fiabilidade do serviço.

Com uma potência total de 750 MW a instalar, dos quais 500 MW para o ciclo simples com turbinas a gás e mais 250 MW com turbinas a vapor (perfazendo o ciclo combinado), a central tem quatro turbinas a gás e alternadores de 125 MW, quatro caldeiras de recuperação de calor para geração de vapor, duas turbinas a vapor e um alternador de 125MW.
 
No ciclo combinado, os gases resultantes da combustão do gás atingem temperaturas superiores a 500 graus centígrados. Estes são aproveitados numa caldeira de recuperação de calor onde se produz vapor usado para accionar uma turbina a vapor.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.