Avançar para o conteúdo principal

PN vai apostar no policiamento de proximidade no país

POLÍCIA MAIS PRÓXIMA DOS CIDADÃOS



A Polícia Nacional (PN) vai apostar no policiamento de proximidade no país, fundamentalmente em Luanda, estratégia que visa garantir o direito da população à segurança pública.

Segundo o ministro do Interior, Ângelo Veiga Tavares, tal pressuposto visa dar corpo ao estabelecido na lei 07/16, sobre a organização e funcionamento das comissões de moradores, para a implementação do serviço de vigilância comunitária.

“Precisamos duma polícia mais próxima dos cidadãos e respeitada por estes, com a adequada capacidade preventiva e reactiva, moderna e adaptada à realidade de cada momento”, disse o governante, que falava no acto de abertura do Conselho Consultivo Alargado Extraordinário da Polícia Nacional.

Declarou que os cidadãos precisam duma polícia mais vigorosa no combate à criminalidade, mas respeitadora dos direitos humanos, bem como um maior controlo das fronteiras nacionais para o combate à imigração ilegal.
Ângelo Veiga Tavares entende que a população deve participar activamente na sua própria segurança, aspecto que não deve ser confundido com a realização da justiça por mãos próprias.

Informou que as esquadras e os postos policiais deverão ser reforçadas com meios de transporte e comunicações, por terem uma interacção mais directa com a população.

O titular da pasta do Interior quer ainda que o Instituto Superior de Ciências Policiais se transforme num verdadeiro centro de estudos para as distintas matérias de interesse policial.


A decorrer durante dois dias, na sala de reuniões do MININT, o Conselho Consultivo Alargado Extraordinário da Polícia Nacional está a fazer o balanço da situação de segurança pública no país referente aos últimos nove meses e apresentação do plano operacional de asseguramento à quadra festiva.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.