Avançar para o conteúdo principal

O sismo de 7.3 graus de magnitude que atingiu o Irão já fez mais de 500 mortos


SISMO FAZ 500 MORTOS NO IRÃO

O sismo de 7.3 graus de magnitude que atingiu, na noite de domingo (12) o Irão já fez mais de 500 mortos. O Presidente iraniano, Hassan Rohani, visitou a localidade de Sarpol-e-Zahab, na província ocidental de Kermanshash. Prometeu reconstruir a área devastada pelo sismo no período mais curto possível.

As operações de busca e salvamento no rescaldo do sismo registado na fronteira entre o Irão e o Iraque chegaram o fim.

Colocaram a nu números sombrios entre as vítimas. A agência de notícias IRNA fala em mais de 500 mortos e acima de sete mil feridos no lado iraniano.

No Iraque, o balanço oficial dá conta de oito mortos e mais de 300 feridos.
“Primeiro sentiu-se um pequeno estremecimento. Tentávamos perceber o que fazer quando se deu um novo tremor. O meu irmão ficou preso nos escombros, mas quando as equipas de resgate o retiraram uma hora depois foi demasiado tarde. Ele morreu”, diz Ali Moridi, um sobrevivente.
Soufi Albasel, um agricultor de 70 anos de idade, também sobrevivente, acrescenta: “Perdi três pessoas. Um dos meus familiares está ferido e outros três morreram. O meu filho, a minha nora e um neto.”

O presidente iraniano, Hassan Rohani, esteve no terreno. Visitou, esta terça-feira, a localidade de Sarpol-e-Zahab, na província ocidental de Kermanshash, a cerca de 50 quilómetros do epicentro.

O sismo de magnitude 7.3, registado no domingo, teve epicentro a 31 quilómetros da cidade de Halabja, no Iraque. Obrigou milhares de pessoas a passar a noite ao relento.


O Irão declarou esta terça-feira dia de luto nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.