Avançar para o conteúdo principal

Maria Sambo quer mudança de atitude no Ensino Superior

ENSINO SUPERIOR EM ANGOLA

MINISTRA EXORTA PARA UMA MUDANÇA DE ATITUDE


Maria Sambo quer mudança de atitude no Ensino Superior - reformulação das regiões acadêmicas, aproveitamento racional e a manutenção das infra-estruturas nas regiões académicas do país,  crescimento quantitativo e quantitativo da classe docente bem como a introdução de mecanismos que permitam reduzir ao máximo de forma a inibir continuamente as más práticas que o sistema enfrenta, como a corrupção, as influências, entre outras que contribuem para a deficiente qualidade de ensino, são algumas das medidas identificas pela ministra e constituem prioridade do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Maria Sambo, que falava à imprensa durante uma visita às instituições de ensino superior no Lubango, afirmou que existe uma necessidade de reformulação das regiões académicas, no seu redimensionamento da rede de instituições superiores, na procura de mecanismos para os recursos disponíveis para ser mais eficientes. E, tendo em conta o crescimento populacional e conseguinte aumento na procura, a ministra apontou, também, a necessidade de se aumentar os estabelecimentos de ensino.

Segundo Maria Sambo, o crescimento que houve do número de estudantes nas últimas décadas não foi acompanhado, não só de infra-estruturas, mas do corpo docente, em termos qualitativos e quantitativos.

A ministra garantiu que o ministério vai continuar a procurar de uma forma aberta a promoção de um diálogo com as instituições públicas e privadas, incentivando-as para uma atitude de verdadeira transformação.


Nesta jornada, pela província da Huíla, a ministra, Maria Sambo, acompanhada do secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugenio da Silva, visitou as faculdades de Direito, Economia e Medicina da UMN, o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), assim como o Instituto Superior Politécnico da Huíla (ISPH) da UMN. Na agenda consta, também, um encontro com os representantes dos institutos superiores privados da província.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.