Avançar para o conteúdo principal

Vítima de incidente com caravana governamental em boa recuperação

HELENA PEMBA RECEBE ALTA SEGUNDA-FEIRA



A adolescente Helena Pemba, internada numa unidade hospitalar em Luanda, na sequência do incidente com a viatura de uma caravana governamental, na província de Cabinda, deve receber alta na próxima segunda-feira.

A adolescente, que foi evacuada para a capital do país, depois de um embate contra uma das viaturas da caravana, goza de boa saúde, de acordo com o director clínico da unidade hospitalar, Pedro Reais.

O médico explicou, nesta quarta-feira, que a mesma teve traumatismo de que resultaram várias feridas (politraumatizados), e está a ser acompanhada por uma equipa de pediatria daquela clínica.

A equipa multidisciplinar integra neurocirurgião e cirurgião plástico, que têm feito uma avaliação diária da paciente.

O médico explicou que a adolescente só não poderá ter alta, ainda, para evitar que as feridas gerem alguma subinfecção.

"Os exames complementares e físicos não revelaram qualquer tipo de sequelas nem lesão que possa, no futuro, condicionar a saúde da paciente", afirmou o médico, especialista em medicina interna.

"Sinto-me bem", disse à imprensa Helena Pemba, que está internada desde o dia 7 do mês em curso.

Já o seu pai, Clemente Gomes, realçou o nível de atendimento médico que Helena Pemba está a receber e destacou a prontidão da equipa clínica.

Agradeceu às autoridades e à equipa médica, pelo tratamento humanizado que a filha tem recebido nestes oito dias de internamento.

Sobre as circunstâncias do incidente, a aluna da 4ª classe da Escola Nova, no bairro Tchweca (Cabinda), disse que saiu da escola na companhia de colegas, para ver o Chefe de Estado.

"Disseram-me que estava ali próximo", explicou.

À beira da estrada, sublinhou, as colegas foram de um lado, enquanto ela decidiu ir para o outro.

"Foi nessa altura que tentei atravessar e embati contra uma das viaturas da caravana".

A adolescente, que recebeu primeiros socorros no Hospital Provincial de Cabinda, foi visitada pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, que orientou a evacuação para a Clínica Girassol, em Luanda.


As despesas para o tratamento médico na capital do país estão a cargo do Estado Angolano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco.

CIDADE ANGOLANA  PODE SER PATRIMÓNIO MUNDIAL A cidade do Kuito Kuanavale, no Cuando Cubango, poderá ser elevada a Património Mundial pela Unesco. Segundo a secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade Jesus o trabalho iniciou com a elevação do Triângulo do Tumpo a Património Nacional, no âmbito das comemorações do 30º  aniversário da Batalha do Kuito Kuanavale a 23 de Março do ano em curso. No entanto, para Kuito Kuanavale alcanaçar tal prestigios, cientistas devem entrar em campo “ Para tornar-se Património Mundial é necessário um trabalho científico de fundo, desde a recolha de informações biográficas e orais, dada a existência de muitas pessoas que participaram na Batalha do Kuito Kuanavale ”, explicou, em declarações à imprensa, na sede do Kuito Kuanavale, no final da visita de algums horas, que a delegação dos Ministérios da Cultura de Angola e da Africa do Sul (encabeçada por Nkosinathi Mthethwa), efectuaram naquela parcela histórica do Cuando Cubango. O

João Lourenço exonerou Isabel dos Santos

ISABEL FOI EXONERADA Presidente da Republica de Angola, João Lourenço exonerou, hoje (15), Isabel dos Santos do cargo de Conselho de Administração da Sonangol. Cargo que a filha do ex-presidente exerce desde 2016 na sequência do Decreto Presidencial n.º 120/16.  Para a sua sucessão, João Lourenço nomeou Carlos Saturnino Guerra Sousa e Oliveira.

A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA - Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music.

O CLIMA JÁ É DE FESTA A ENERGIA VEM DA MANSÃO MARIA MÁXIMA BOAVIDA Já chegaram os músicos para o 3º Grande Concerto de Praia e na Baía-Azul, o inédito está por acontecer, dentro de poucas horas. O palco do Rasgado’s Jazz Club oferece, nesta noite, a performance  de três grandes monstros do Jazz, Blue, Gospel e Soul Music. Mas, isto pode não ser tudo, o 3º Grande Concerto de Jazz de Praia promete surpresas. Quem será que vai cantar para além das bandas anunciadas? Estamos aqui para todo o desenrolar desta grande festa da província de Benguela, que acontece no Rasgado’ Jazz Club, club de Jazz da Grande Mansão Maria Máxima Boavida. Quem vir verá! Quem não ver, pode ouvir a história? Bem, na noite de hoje: Benguela é Baía-Azul, Baia-Azul é Rasgado’s Jazz Club, e quem não está no 3º Grande Concerto de Praia, duvida-se que esteja em Benguela. Texto: Pedro Mundungo    |    Foto: Dryki – Eduardo Fela    Cara Lavada – Coluna Social de Benguela.